marca Bahia Marina
Português  English

Bahia Marina homenageia Voz dos Oceanos com escultura de Bel Borba

1 de novembro de 2021 Bahia Marina, Marina Ambiental

 

 

Uma escultura de 4,5 metros, assinada pelo artista Bel Borba será inaugurada na Bahia Marina, nesta próxima quinta-feira (04/11). A obra é uma homenagem da Bahia Marina pela passagem da expedição Voz dos Oceanos por Salvador (BA) e pretende promover reflexão sobre a poluição gerada pelos resíduos plásticos, o grande vilão que vem sufocando os oceanos de todo planeta. Os plásticos são os responsáveis por 80% dos lixos encontrados nos oceanos. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 11 milhões de toneladas desse resíduo são despejados todos os anos nos mares.

 

A escultura é o resultado do projeto “Arte de Salvar Oceanos” que foi desenvolvido previamente com 300 crianças, estudantes dos colégios Antônio Vieira, Manaaim, Vitória Régia e o Instituto de Cegos da Bahia. A escultura será exibida de forma permanente da Bahia Marina, com visitação gratuita.

 

As crianças foram convidadas a produzir mensagens sobre a poluição dos oceanos e resultou em desenhos, pinturas, textos e colagens que podem ser visualizadas de forma digital, a partir do dia 04/11, aqui na página da Bahia Marina http://www.bahiamarina.com.br/site/artedesalvaroceanos/.

 

“Partimos da premissa que a educação é a principal porta para a transformação. Acompanhar essa interpretação individual das crianças sobre o impacto da poluição dos oceanos tem sido incrível, relata Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina.

 

Escultura interativa Matéria Plástica – Oceanos ao Mar

Um dos pilares da iniciativa da Bahia Marina para chamar atenção para a causa defendida pela Família Schurmann e o projeto Voz dos Oceanos, e que vem preocupando toda a humanidade, foi conseguir gerar uma conexão entre a arte e a educação para criar uma mensagem de conscientização e de denúncia sobre a presença dos plásticos nos oceanos.

 

Quem assina e batiza a escultura Matéria Plástica – Oceanos ao Mar é o artista Bel Borba. Com 4,5 metros, feita em aço inoxidável, a obra sugere as águas limpas e apresenta em paralelo, garrafas pets encapsuladas. A escultura permite a interação com o público. “É possível adentrar no espaço para criar uma experiência sensorial e conceitual. Segundo o artista, a ideia é que as pessoas se sintam dentro da crista de uma onda”, explica.

 

Desde o primeiro momento que recebi o briefing do projeto, ele me arrebatou. Quando fui convidado pela Bahia Marina para criar uma estrutura permanente para marcar a passagem da expedição Voz dos Oceanos isso já me trouxe muitas informações, porque o vilão desse cenário somos nós humanos que estamos enchendo os nossos oceanos de plásticos e está chegando a uma saturação total”, explica Bel Borba.

 

Borba revela que para conceber a obra vieram insights da sua reserva pessoal e dos elementos que a própria natureza oferece. “Usei a minha reserva de semiótica, símbolos, signos, sinais e associações. Parti da bandeira incrível levantada pelos Schurmann e da ideia de que a Bahia Marina é um portal para o mar e esse leque imenso de paraísos pitorescos e incomparáveis na nossa Baía de Todos-os-Santos. Então a escultura representa as águas cristalinas, mas se for observada de outro ângulo pode remeter à cauda de uma baleia, sugere também a crista das ondas, o movimento ondulatório das marés, as velas. São referências que povoam nossos oceanos e nos dão vasão para reflexão”.

 

Leilane Loureiro, complementa que essa é uma tentativa de deixar uma mensagem de alerta e um legado para as futuras gerações. “Não há mais tempo. Precisamos além da reflexão, uma ação, pois é urgente rever nossos hábitos e fazer as escolhas certas, porque, como aprendemos com a Família Schurmann, não há um planeta B”.

 

VozdosOceanos4

Escultura: Matéria Plástica – Oceanos ao Mar Artista: Bel Borba