marca Bahia Marina
Português  English
jeanne-baret-banner-dicaappdodia

Google Doodle celebra Jeanne Baret botânica e exploradora francesa

By | Mundo Náutico | No Comments

Google Doodle de hoje celebra a botânica e exploradora francesa Jeanne Baret em seu 280º aniversário. Em 1766, Baret partiu da França a bordo do navio Étoile (Star) como parte de uma expedição exploratória e, ao retornar, fez história como a primeira mulher a circular o mundo.

 

Jeanne Baret nasceu neste dia em 1740 na cidade histórica de Autun, no centro da França. Graças a uma educação rural, tornou-se especialista em identificar plantas e ganhou reconhecimento como especialista local em medicina de plantas. No início da década de 1760, ela começou a trabalhar para o conhecido botânico Philibert Commerson.

 

Quando a França organizou sua primeira circunavegação do globo em 1765, Commerson foi convidado como botânico do grupo.

 

As leis francesas impediam as mulheres de navios da marinha; portanto, para servir como assistente, Baret se vestia para parecer homem. O par coletou mais de 6.000 espécimes de plantas durante a viagem.

 

Hoje, muitos creditam a Baret a descoberta européia da agora famosa videira de buganvília enquanto a equipe estava parada no Brasil.

 

Na arte do Doodle, retratada, está uma flor de buganvília em flor, envolvendo uma inquisitiva Baret a bordo do Étoile.

 

Os tripulantes descobriram que Baret estava se vestindo como homem no Tahiti, e ela e Commerson terminaram sua jornada no início da ilha Maurícia em 1768.

 

Baret permaneceu lá por anos antes de finalmente retornar à França, o que marcou a conclusão oficial de sua circunavegação.

 

Em 2012, Baret recebeu finalmente uma honra botânica que a iludiu durante sua vida, quando uma planta recém-descoberta do gênero Solanum – que inclui batatas, tomates e berinjelas – recebeu o nome de espécie baretiae.

 

Obrigado, Jeanne Baret, por abrir a porta para gerações de exploradores.

 

Sobre a criação do Google Doodle em homenagem a Jeanne Baret

Quem criou o Doodle foi Sophie Diao e ela respondeu algumas perguntas sobre o processo da criação desta homenagem.

 

Qual foi sua abordagem criativa para este Doodle? Por que você escolheu essa abordagem?

Comecei reunindo referências que poderiam ser inspiradoras – mapas náuticos da década de 1760, amostras botânicas, ilustrações feitas anteriormente por Jeanne Baret. Eu queria que o Doodle combinasse seu lado botânico com seu lado aventureiro. Ser a primeira mulher a circunavegar o globo não é pouca coisa!

 

Você se inspirou em algo em particular para este Doodle?

Buganvílias! Jeanne Baret tirou uma amostra dessa videira em flor quando viajava pelo Brasil. Eu sempre amei esta planta e definitivamente queria incluí-la!

 

Janine Baret – Imagem: Domínio público

Fonte: Google

Leilane Loureiro-Bahia Marina

Live debate impactos da Covid-19 na Baía de Todos-os-Santos

By | Bahia Marina | No Comments

 

No cenário de uma pandemia, onde todas as esferas sociais são impactadas, trazer o olhar para o meio ambiente, especificamente para a Baía de Todos-os-Santos e para o setor náutico é a proposta de uma série de lives mediadas pela jornalista Heloísa Braga. No primeiro encontro, a administradora e diretora da Bahia Marina, Leilane Loureiro é uma das convidadas para falar sobre os impactos do coronavírus e as perspectivas para a economia náutica da Bahia. A live acontece hoje (08/07), às 18h, na plataforma Youtube (youtube.com/heloisabraga).

 

Leilane Loureiro é Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com defesa de tese sobre o desenvolvimento da atividade náutica na Bahia (2005). Com mais de 25 anos de atuação no segmento empresarial, representa as empresas do Grupo Cidade, Holding que atua nos segmentos náuticos, a exemplo da Bahia Marina.

m_57_0_1_08062020130230

Bahia Marina recebe selo Turismo Responsável

By | Bahia Marina | No Comments

 

Iniciativa identifica boas práticas de combate à Covid-19

 

Adequada aos protocolos de saúde, segurança e atendimento, a Bahia Marina recebeu do Ministério do Turismo o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, um compromisso alinhado às medidas adotadas por entidades internacionais, pelo Ministério da Saúde e Anvisa. O selo tem como objetivo incentivar os consumidores a sentirem mais segurança para viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

À frente das adaptações para o novo momento, o gerente de operações da Bahia Marina, Fernando Valério, explica que dentre os protocolos adotados desde o início das restrições, outras medidas e boas práticas estão sendo implantadas nas rotinas operacionais, tanto para os colaboradores, quanto para clientes. São elas:

  • Medição de temperatura dos colaboradores quando chegam ao trabalho, antes de acessar os vestiários;
  • Distribuição da equipe para minimizar o contato durante os plantões;
  • Revisão na rotina de uso de equipamentos compartilhados, como bebedouros, vestiários, refeitórios, etc.
  • Sinalização educativa na área da marina;
  • Revisão das rotinas operacionais. Grande parte das solicitações e autorizações podem ser feitas por e-mail ou WhatsApp, minimizando assim o contato físico e a necessidade da presença do cliente ou do seu marinheiro;
  • Intensificação nas rotinas de limpeza de vestiários, refeitórios, equipamentos e áreas comuns;
  • Desinfecção dos locais de atendimento e áreas comuns com pulverização de solução sanitizante;
  • Distribuição de dispenser e totens de álcool gel nas áreas comuns da marina;
  • Trabalho educativo junto a prestadores de serviço e marinheiros sobre a necessidade de uso de EPIs e afastamento das atividades diante de sintomas ou contato com pessoas com diagnóstico positivo para covid-19;
  • Adoção da “Quarentena Preventiva”. O funcionário é afastado de suas funções se teve contato com alguém com diagnóstico positivo para COVID-19 ou se apresentar mal-estar, mesmo que os sintomas não estejam diretamente ligados a COVID-19. Todo o contato com a empresa é feito pelo WhatsApp e o retorno só é liberado após diagnóstico médico.

Para ter acesso ao selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, os interessados devem entrar no site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A impressão do selo, que contém um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

 

 

ATENÇÃO

COMUNICADO CORONAVÍRUS

By | Bahia Marina, Mundo Náutico | No Comments

Diante do atual momento em que o mundo inteiro sofre com a pandemia do Coronavírus (Covid 19) e com aumento do número de casos no Brasil, a Bahia Marina informa medidas para conter a disseminação do vírus e resguardar a saúde de todas as pessoas que circulam no ambiente. Seguindo determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e de órgãos das esferas estaduais e municipais, seguem algumas ações que serão adotadas a partir do dia 18 de março de 2020, a fim de manter um número mínimo de colaboradores para assegurar o funcionamento dos setores.

 

  • A partir do dia 18 de março de 2020, os setores administrativos e operacionais da Bahia Marina funcionarão em sistema de revezamento, seguindo o mesmo horário comercial:

De segunda a sexta-feira das 08h às 18h – Administração e Operações

Sábados, domingos e feriados – 08h às 17h – Operações

 

  • O atendimento ao cliente deve ser realizado via e-mail ou telefone. O atendimento presencial deve ser realizado apenas em casos imprescindíveis.

 

  • O agendamento de serviços de pátio deve ser realizado com antecedência de, no mínimo, 48 horas por e-mail ou telefone.

 

  • As autorizações de acesso de prestadores de serviços e marinheiros deverão ser enviadas por e-mail e, não mais, presencialmente.

 

  • A Bahia Marina disponibilizou, desde o mês de fevereiro de 2020, álcool em gel 70% em suas dependências para uso de funcionários e clientes.

 

  • A higiene local está sendo reforçada com limpeza de equipamentos, móveis, puxadores de portas, maçanetas, corrimãos, disjuntores etc.

 

  • Restaurantes e escritórios localizados na Bahia Marina possuem funcionamento independente, ficando a cargo de suas direções comunicarem possíveis alterações.

 

Canais de atendimento:

 

Telefone Administração: 3320-8888 (ramal 9)

Telefone Operações: 3320-8888 (ramal 4)

E-mails:

operacao@bahiamarina.com.br

atendimento@bahiamarina.com.br

 

A Bahia Marina se mantém atenta às orientações dos Órgãos da Saúde Pública, para acompanhar a evolução da pandemia, podendo vir a propor outras medidas.

 

Contamos com apoio de todos para atravessarmos esse momento com equilíbrio e atenção.

 

Cordialmente,

Diretoria Bahia Marina

Bailinho2020

Bailinho de Carnaval infantil arrecada 400 quilos de alimentos

By | Bahia Marina | No Comments

Quase meia tonelada de alimentos foi arrecadada durante a segunda edição do Bailinho de Carnaval infantil realizado pela Bahia Marina. A festa que aconteceu dia 1º de fevereiro deu início ao calendário institucional da empresa para 2020 e abriu as portas para o grande público, com intensa programação para os pequenos foliões acompanhados de suas famílias, totalizando 1.100 pessoas no espaço de eventos Marina Summer House. O ingresso da festa foi um quilo de alimento não perecível.

 

Os donativos foram entregues nesta segunda-feira (10/02) para quatro instituições diferentes: o Abrigo Bom Jesus, localizado no Bairro de Tubarão, subúrbio ferroviário de Salvador, o Lar Irmã Maria Luiza, situado nos Mares, Creche Orfanato Minha Vó Flor, situado no Largo da Madragoa, Ribeira e o Lar de Idosos Projeto de Deus, no Caminho de Areia.

 

“O que poderia ser apenas um dia alegre e festivo para as crianças e suas famílias ganhou um caráter social, com a adesão massiva do público. O bailinho foi uma festa para alegrar as pessoas, celebrar a cultura da Bahia e agora também vai ajudar quem precisa”. Disse Silvia Ferreira, gerente comercial da Bahia Marina.

 

Esta é a segunda edição do Bailinho de Carnaval da Bahia Marina, festa que reúne desde bebês a crianças maiores em um baile carnavalesco colorido e gratuito, a beira mar. A programação desse ano contemplou nano trio elétrico, fanfarra, bonecos gigantes, apresentação com bolhas de sabão, camarim de beleza, praça de alimentação e muitos confetes e serpentinas. O encerramento foi comandado pelo grupo infantil Espaço Musical.

 

O evento contou com apoio das empresas Look’n Fun, Arte e Expansão e Loktoy.

 

Para quem quiser ajudar as entidades citadas, seguem os contatos:

 

Abrigo Bom Jesus – Tel.: (71) 3408-1259/9 8517-0803

Lar Irmã Maria Luiza – Tel.: (71) 3314-2885

Creche Orfanato Minha Vó Flor – Tel.: (71) 3481-1386

Lar de Idosos Projeto de Deus – Tel.: (71) 3023-2534

 

 

Certificado-Foto-Tatiana-Azeviche-23-2

Turismo náutico da BTS certifica mais de 200 profissionais em cerimônia

By | Mundo Náutico | No Comments

 

Em cerimônia realizada na tarde de segunda-feira (3), no Teatro do Isba, em Salvador, estudantes dos cursos de Qualificação Náutica, oferecidos no âmbito do Prodetur Bahia, receberam seus certificados. São 203 novos profissionais que chegam ao mercado preparados para atender com qualidade os turistas e visitantes da Baía de Todos-os-Santos (BTS).

 

“Há uma demanda latente para profissionais do turismo náutico que precisa ser atendida e estes cursos vieram preparar mão-de-obra para suprir esta carência”, afirmou durante a solenidade Benedito Braga, chefe de gabinete da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), que desenvolve o Prodetur para dinamizar o turismo náutico e cultural na BTS.

 

A solenidade contou também com a presença de Denise Levy,  chefe de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o Prodetur Nacional Bahia. “Nosso objetivo é criar novas oportunidades, com acesso a todos e com professores qualificados, e todas as metas foram cumpridas nesses cursos”, afirmou.

 

Já Leilane Loureiro, representante da Bahia Marina na mesa de cerimônia, lembrou que a náutica na Bahia, em geral, tem de recorrer a pessoas que ainda não estão preparadas para prestar serviços. “Aqui nós já temos 203 prontos”, disse.  “Estou há 23 anos no mercado náutico e sempre ouvi queixas de que não há mão-de-obra para o segmento, agora nós temos uma lista à disposição”, reforçou o presidente da Marina Aratu, Antônio Barreto Dória.

 

 

Também compuseram a mesa de solenidade o coordenador geral da Unidade de Coordenação do Prodetur Nacional Bahia, Márcio Franco; o diretor do Instituto MDS, Victor Mendes;  o professor do curso de Qualificação Náutica, Márcio Cruz, e a formanda Mariene Macário, representando os alunos qualificados.

 

“Acredito que este curso foi um divisor de águas para mim e meus colegas no segmento náutico”, discursou Robson Souza Santos, também representando os novos profissionais.

 

Áreas – Foram oferecidos cursos em cinco áreas distintas da náutica, com base em diagnóstico dos empreendimentos e necessidades existentes:  Instrutor de Atividades Náuticas, Esportivas e Recreativas Direcionadas aos Visitantes e Condutor do Turismo de Aventura; Manutenção de Embarcações; Auxiliar de Operações em Marinas, Clubes Náuticos e Guarderias; Manutenção em Motores Marítimos a Gasolina e Manutenção em Motores Marítimos a Diesel e Elétrica Naval.

 

Os cursos foram divididos em seis turmas, sendo quatro em Salvador e duas em Simões Filho. Para a elaboração e implantação do projeto de Qualificação para a Náutica na BTS foi contratado o Instituto MDS Pesquisa e Educação Ltda.

 

Prodetur – O programa Prodetur Nacional Bahia prevê a realização de 13 intervenções náuticas e uma cultural em diversas localidades da Baía de Todos-os-Santos, com investimento total de 78 milhões de dólares. A intervenção cultural, que é a requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, teve ordem de serviços para a realização das obras assinada no final de janeiro.

 

Fonte: Prodetur

thereza-priore-odoya.32

Thereza Priore lança coleção “Odoyá” e homenageia Iemanjá

By | Bahia Marina | No Comments

 

A Thereza Priore, marca da empresária Adriana Régis, mergulhou, mais uma vez, no tema do 02 de fevereiro para a criação da sua nova coleção-cápsula, “Odoyá”. A fé, a comunhão e a elegância que regem as homenagens a Iemanjá se materializaram nos looks da Thereza, ganhando a predominância do azul turquesa e branco, presente em kaftans, batas, blusas e bolsas, com rendas, babados e apliques de itens como búzios, crochês e pedrarias.

 

Os modelos já estão à venda na loja da Bahia Marina. A marca também vai comandar uma homenagem especial, nesta sexta-feira (31), com todas as clientes que adquiriram as peças da coleção Odoyá. Durante a tarde, com apoio da Flytour, unidade Shopping Paralela, e da Costa Litorânea, elas irão embarcar em uma lancha na Bahia Marina, para deixar suas oferendas na Baía de Todos os Santos.

Derlei Correia

Bahia Marina completa 20 anos contando uma história de amor pelo mar da Baía de Todos os Santos

By | Bahia Marina | No Comments

 

 

Desde que foi desenhada nos sonhos vanguardistas do engenheiro Reynaldo Loureiro, que vislumbrou em uma área degradada de Salvador a possibilidade de construir um empreendimento inovador, a Bahia Marina já carregava traços da inovação no seu DNA. Inspirada na marina Bayside, na Flórida, teve suas atividades iniciadas no final da década de noventa, já com uma grande demanda de donos de embarcações a espera de uma vaga em um local seguro e estruturado. Logo mais adiante, se descobrira ali um local estratégico, nas bordas da Baía de Todos os Santos e uma das mais lindas vistas da cidade.

 

De um início ousado e promissor, a Marina chega em 2019 aos 20 anos como um empreendimento consolidado, premiado entre as melhores marinas do país e abraçado por baianos e turistas como um cartão postal da cidade.

 

Segundo Reynaldo Loureiro, CEO da empresa, nesses 20 anos a Bahia Marina foi palco de grandes eventos, que já fazem parte do calendário da cidade como o Rally Náutico da Bahia e eventos festivos, a exemplo do Bonfim Light e réveillon. Este ano, como parte das comemorações destas duas décadas, o local recebeu a segunda edição da mostra de decoração, Casas Conceito. Para Loureiro, este evento colocou a Marina em um novo e promissor roteiro, formado por profissionais e amantes da arquitetura, do design e paisagismo. “Acreditamos em projetos e pessoas inovadoras e a mostra Casas Conceito, assinada por Andrea Velame está alinhada com esse ponto de vista. O evento teve na sua temática o mar, portanto, não poderia ser realizado em local melhor. Foram 29 ambientes, montados em uma área de três mil metros quadrados e de frente para o inigualável mar da Baía de Todos os Santos. Foi um sucesso e estamos muito felizes com o resultado, salienta”.

 

Novos horizontes

 

Equacionar novos modelos de negócios frente às questões burocráticas não é tarefa fácil, segundo ponderações do gestor. “Inovar é sempre desafiador. E nossa meta é crescer e encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento, sociedade e o meio ambiente. É algo que não sai da nossa pauta. Após 20 anos de um projeto consolidado, é hora de comemorar e pensar no futuro”. O futuro sobre qual Reynaldo Loureiro fala, já chegou. A aposta da vez é a exclusiva Ilha Bimbarras, uma propriedade de dois milhões de metros quadrados onde será implantado o Loteamento Ilha Bimbarras Sítio de Praia, em uma área de oitocentos e vinte e um mil metros quadrados, mais um projeto de conceito inovador, que une campo e praia, com a exclusividade de apenas 18 sítios.

 

O oásis particular, localizado a apenas 60 minutos de Salvador por via terrestre e 45 minutos, pelo mar, partindo da Bahia Marina, foi lançado no mês de agosto e ganhou simultaneamente um ambiente na mostra Casas Conceito e um escritório de vendas, localizado na Bahia Marina.

Outros projetos em desenvolvimento pela Bahia Marina são um edifício comercial com 197 escritórios e 14 lojas; um edifício planejado no estilo home office, que integra os conceitos de trabalho e moradia em um mesmo local; e uma garagem náutica, de aproximadamente dois mil metros quadrados.

 

De garagem para embarcações a polo náutico, a Bahia Marina se transformou em um centro de lazer, com um mix de produtos e serviços náuticos, centro gastronômico que reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade, grifes de roupas, joias, moda praia e empresas no ramo de arquitetura, decoração, agência de publicidade, dentre outros segmentos.

 

A Bahia Marina está instalada em um terreno de mais de 26 mil metros quadrados, com um projeto estrutural e paisagístico inovador e moderno, que valoriza a natureza, o bem estar e a segurança. Sua bacia de atracação possui 176 mil m² e oferece 400 vagas molhadas e 180 vagas secas. Além disso, existem vagas especiais no píer para grandes embarcações.

 

 

Fotos: Derlei Correia

image description

Empreendimento residencial em ilha particular será apresentado em agosto

By | Bahia Marina | No Comments

 

Destino totalmente exclusivo na Baía de Todos os Santos, a Ilha Bimbarras possui mais de dois milhões de metros quadrados, cercados de área verde protegida e oito quilômetros de costa marítima de águas calmas e cristalinas. De dentro deste oásis particular, quase que intocado, agora deriva o Ilha Bimbarras Sítio de Praia, empreendimento inovador que agrega campo e praia, com a exclusividade de apenas 18 sítios. A apresentação do empreendimento para o mercado imobiliário acontece no mês agosto de 2019, com abertura simultânea de escritório de vendas na Bahia Marina e ambiente conceito a partir do dia 17/08, na mostra Casas Conceito 2019.

 

O Ilha Bimbarras Sítio de Praia está localizado na região de São Francisco do Conde (BA), a apenas 40 minutos de lancha partindo de Salvador ou 60 quilômetros por via terrestre.

Com ocupação de 821 mil metros quadrados, dentro dos dois milhões de m² da ilha, o empreendimento reúne área verde, haras, lagoas, trilhas ecológicas, atracadouro, quadras esportivas, controle de acesso, dentre outras possibilidades.

 

De acordo com o empresário e engenheiro Reynaldo Loureiro, idealizador do empreendimento, e também, CEO do grupo que administra a Bahia Marina, a ilha, de titularidade própria, adquirida na década de 80, traz um conceito inédito no país, com áreas para construção de 5 a 7 unidades habitacionais em cada sítio. “Os lotes variam de 20 a 70 mil metros quadrados, o que permitem a opção de ter um espaço sozinho ou compartilhado entre amigos e familiares. A chance de adquirir uma propriedade dentro de uma das ilhas mais bonitas da Baía de Todos os Santos – capital da Amazônia Azul, desfrutando de um refúgio bem próximo da capital é singular. Específico para os amantes do mar e da natureza”.

 

Segundo Loureiro, o projeto foi pensado para ocupar o mínimo das áreas verdes da ilha. No local, existe o Parque da Mata, reserva natural, de 226 mil metros quadrados, um local de mata preservada com fauna e flora exuberantes.

 

O Ilha Bimbarras Sítio de Praia tem a arquitetura e urbanismo sob chancela do escritório D’Albuquerque Arquitetos Associados, urbanismo da Orla, da Sotero Arquitetos e paisagismo assinado por Lícia Loureiro.

 

Ambiente Casas Conceito

Um ambiente conceitual do empreendimento Ilha Bimbarras Sítio de Praia foi criado para a segunda edição da mostra de decoração Casas Conceito. A concepção do projeto, assinado pelo arquiteto José Marcelino, é de se distanciar da ideia de um estande de vendas. Trazendo a água como personagem principal, o ambiente denominado “Bar das Águas Ilha Bimbarras”, pretende unir a ideia do encontro, da reunião e da alegria que um bar contém, com as sensações que a água transmite: o frescor, relaxamento, pureza, tranquilidade e aconchego. “Pretendemos trazer a sensação da Ilha Bimbarras para esse espaço e fazer com que as pessoas que estiverem ali, possam se aproximar desta experiência”, revela Marcelino.

 

O espaço fica localizado ao lado da área de eventos e pode ser visitado de 17 de agosto a 29 de setembro, de terça-feira a domingo, das 16h às 22h na mostra Casas Conceito, que acontece na Bahia Marina.

IMG-20190602-WA0000

Bahia Marina planta dendezeiros

By | Bahia Marina, Marina Ambiental | No Comments

 

Os coqueiros da área central da Bahia Marina serão substituídos por dendezeiros, um ajuste paisagístico previsto no projeto inicial de construção do empreendimento. A substituição das árvores ocorre em um momento em que os coqueiros atingiram grau de maturidade, o que aumentam os riscos de acidentes, além das constantes infestações de pragas de difícil combate.

 

Os dendezeiros já fazem parte do paisagismo da Bahia Marina e agora serão ampliados. De acordo com a paisagista responsável pelo projeto, Lícia Loureiro, a árvore tem uma boa adaptação à beira mar, além de benefícios ambientais. “A adaptação dos dendezeiros na Bahia Marina é excelente. São bonitos e ainda oferecem seus frutos para alimentar os micos e pássaros, visitantes frequentes da área. O crescimento de samambaias e orquídeas nos seus troncos serve para o deleite de quem usufrui dessa ambientação agradável e segura”.

 

Ainda de acordo com Lícia Loureiro, “considerando os aspectos paisagísticos, ambientais e práticos, o dendezeiro é uma opção muito melhor que o coqueiro, pois além da beleza, não necessita de cuidados especiais depois de adaptado e é pouco atacado por pragas”, pontua.

 

Em 20 anos de atividades, a Bahia Marina vem fortalecendo seu compromisso ambiental, tornando-se referência em sustentabilidade no setor, através do Programa de Educação Ambiental permanente, campanhas de conscientização com foco no mar e na Baía de Todos os Santos. O objetivo é a manutenção de uma boa qualidade ambiental na área de influência da Bahia Marina.

 

Foto: dendezeiros que já integram o paisagismo da Bahia Marina