marca Bahia Marina
Português  English

Turismo náutico da BTS certifica mais de 200 profissionais em cerimônia

5 de fevereiro de 2020 Mundo Náutico

 

Em cerimônia realizada na tarde de segunda-feira (3), no Teatro do Isba, em Salvador, estudantes dos cursos de Qualificação Náutica, oferecidos no âmbito do Prodetur Bahia, receberam seus certificados. São 203 novos profissionais que chegam ao mercado preparados para atender com qualidade os turistas e visitantes da Baía de Todos-os-Santos (BTS).

 

“Há uma demanda latente para profissionais do turismo náutico que precisa ser atendida e estes cursos vieram preparar mão-de-obra para suprir esta carência”, afirmou durante a solenidade Benedito Braga, chefe de gabinete da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), que desenvolve o Prodetur para dinamizar o turismo náutico e cultural na BTS.

 

A solenidade contou também com a presença de Denise Levy,  chefe de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o Prodetur Nacional Bahia. “Nosso objetivo é criar novas oportunidades, com acesso a todos e com professores qualificados, e todas as metas foram cumpridas nesses cursos”, afirmou.

 

Já Leilane Loureiro, representante da Bahia Marina na mesa de cerimônia, lembrou que a náutica na Bahia, em geral, tem de recorrer a pessoas que ainda não estão preparadas para prestar serviços. “Aqui nós já temos 203 prontos”, disse.  “Estou há 23 anos no mercado náutico e sempre ouvi queixas de que não há mão-de-obra para o segmento, agora nós temos uma lista à disposição”, reforçou o presidente da Marina Aratu, Antônio Barreto Dória.

 

 

Também compuseram a mesa de solenidade o coordenador geral da Unidade de Coordenação do Prodetur Nacional Bahia, Márcio Franco; o diretor do Instituto MDS, Victor Mendes;  o professor do curso de Qualificação Náutica, Márcio Cruz, e a formanda Mariene Macário, representando os alunos qualificados.

 

“Acredito que este curso foi um divisor de águas para mim e meus colegas no segmento náutico”, discursou Robson Souza Santos, também representando os novos profissionais.

 

Áreas – Foram oferecidos cursos em cinco áreas distintas da náutica, com base em diagnóstico dos empreendimentos e necessidades existentes:  Instrutor de Atividades Náuticas, Esportivas e Recreativas Direcionadas aos Visitantes e Condutor do Turismo de Aventura; Manutenção de Embarcações; Auxiliar de Operações em Marinas, Clubes Náuticos e Guarderias; Manutenção em Motores Marítimos a Gasolina e Manutenção em Motores Marítimos a Diesel e Elétrica Naval.

 

Os cursos foram divididos em seis turmas, sendo quatro em Salvador e duas em Simões Filho. Para a elaboração e implantação do projeto de Qualificação para a Náutica na BTS foi contratado o Instituto MDS Pesquisa e Educação Ltda.

 

Prodetur – O programa Prodetur Nacional Bahia prevê a realização de 13 intervenções náuticas e uma cultural em diversas localidades da Baía de Todos-os-Santos, com investimento total de 78 milhões de dólares. A intervenção cultural, que é a requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, teve ordem de serviços para a realização das obras assinada no final de janeiro.

 

Fonte: Prodetur