marca Bahia Marina
Português  English

Campanha da Bahia Marina em livro didático

1 de outubro de 2018 Bahia Marina, Marina Ambiental

 

Lançada em 2015, a campanha institucional da Bahia Marina para o Dia Mundial do Meio Ambiente “Aqui é Arte. No Mar, é Lixo” foi além do outdoor e virou conteúdo educativo. Agora estampa as páginas do livro Vereda Digital – Produção de texto – 1ª edição, da autora Thelma de Carvalho Guimarães, publicado pela Editora Moderna. O livro é destinado a alunos do ensino médio da rede particular de ensino e convida os leitores a conhecer sobre gêneros textuais da língua portuguesa.

 

De acordo com a Editora Moderna, o anúncio foi escolhido pela autora do livro, Thelma de Carvalho e chamou atenção pelo apelo esteticamente bonito, criativo e que conseguiu unir a linguagem verbal com a visual, além do uso de elementos tridimensionais: milhares de garrafas PET, latinhas e outros materiais.

 

No livro, os alunos são convidados a conhecer e escrever um anúncio publicitário, através do estudo sobre gênero discursivo.

 

Com o objetivo de enfatizar para o público que o lixo pode ser reciclado e até virar arte, mas jamais deve ser jogado no mar, a campanha criada pela agência Engenhonovo virou painel artístico pelas mãos do artista plástico, Ivo Gato. A obra, de nove por três metros, foi criada utilizando materiais que geralmente são descartados indevidamente no mar. Para este trabalho, que ficou exposto em mídia externa na Avenida Contorno, em Salvador, foram utilizadas 3 mil garrafas PET, 2 mil latinhas de cervejas, madeira, ferragens e tinta.

 

Com o slogan “Aqui é arte. No mar, é lixo”, o painel foi criado para dar visibilidade à tartaruga marinha, animal que é um dos símbolos da Baía de Todos-os-Santos e está entre as espécies ameaçadas pela degradação ambiental.

 

A diretora da Bahia Marina, Leilane Loureiro comemora a visibilidade que a campanha ganhou. “Quando emitimos uma mensagem, esperamos que ela chegue ao maior número de pessoas. E ver uma campanha sair da esfera institucional para ganhar as páginas de um livro didático é algo que vai além das nossas expectativas”, diz.

 

Ficha Técnica da Campanha:

 

Empresa: Bahia Marina

Agência: Engenhonovo

Diretor de criação: Márcio Sant’ Ana

Diretor de arte: Heitor Neto

Redator: Fábio Perazzo

Diretora de atendimento: Bartira Pereira

Atendimento: Bárbara Santana

Mídia: Priscila Fernandes

Produção Gráfica: Sandra Ramacciotti

Artista plástico: Ivo Gato

 

livro didático

 

livro