marca Bahia Marina
Português  English

Conheça a Cantuai, marca sustentável que se instalou na Bahia Marina

21 de junho de 2018 Bahia Marina

A marca de roupa de banho e moda praia Cantuai está há seis anos no mercado de Salvador e sua primeira loja física localizada aqui na Bahia Marina é guiada pelas mãos de Elini e Paola, mãe e filha. A empresa vem traçando uma história que carrega forte posicionamento social e sustentável, além do cuidado em cada peça entregue, tudo feito à mão. No bate-papo a seguir, descobrimos um pouco mais sobre o conceito e a proposta da marca.

 

 

BAHIA MARINA: Como nasceu a Cantuai?

 

CANTUAI: Peças com design inteligente e sustentável, a Cantuai está há seis anos no mercado de Salvador. Foi fundada em Salvador em 2012. Nosso objetivo sempre foi criar produtos da melhor qualidade. Com design inteligente e sustentável, peças criadas a fim de garantir um excelente desempenho, feitas para serem eficientes e gentis.

 

 

BM: A Cantuai é uma marca familiar. Como surgiu essa parceria entre mãe e filha?

 

CA: Somos parceiras na vida e no trabalho. Minha mãe Elini, tem como hobby, há mais de 30 anos, investigar processos de costura de peças de malha, em especial a moda praia, estudou modelagem e técnicas de costura e acabamentos. Formada em Administração de Empresas, trabalha consistentemente na gestão do chão de fábrica da marca. Eu, Paola, tenho interesse genuíno pelo design inteligente e sustentável. Formada em design de moda, trabalho com a pesquisa de materiais, fichas técnicas e todo o processo até a peça ir a venda. Assumo ser determinantemente criativa. Somos unidas por uma paixão meticulosa, trabalhamos juntas em todo o processo de criação de cada produto.

 

 

BM: Vocês vão contra o consumismo desenfreado e criam peças duráveis, sustentáveis e atemporais. Além da responsabilidade ambiental, a marca preza pela mão de obra local. Pode me falar um pouco sobre esse processo e se dessa forma vocês também reduzem os impactos ambientais produzidos pela confecção de malharia e provenientes da cadeia produtiva têxtil como todo? Isso só acontece em grandes indústrias ou as pequenas empresas também são responsáveis?

 

CA: Nós oferecemos uma moda praia diferenciada, não lançamos coleções, lançamos o produto sempre nos três tons básicos da marca: o branco, o negro e o offwhite. E todo semestre incluímos uma cor (Alguns modelos da marca são escolhidos para serem lançados na nova cor do semestre). Adotamos também a prática da garantia vitalícia em caso de descostura do produto. Além da qualidade indiscutível das nossas malhas nobres, que possuem proteção UV e também são biodegradáveis, ou seja, depois de descartado, caso o produto seja descartado em aterro sanitário (ambiente anaeróbico), leva cerca de 3 anos para ser degradado.

 

BM: De onde vem a matéria prima da marca?

 

CA: Sempre procuramos matérias-primas sustentáveis e duráveis. Por exemplo, nossas malhas são feitas com alta tecnologia desenvolvida no Brasil, uma malha que possui o primeiro fio de Nylon biodegradável do mundo, o nylon 6.6. Além das malhas com caráter ecológico, temos também a juta que faz parte da composição das nossas bolsas de praia, a juta é resultado de um projeto social na Amazônia, é plantada e colhida artesanalmente pelos ribeirinhos da região, sem agrotóxicos e pesticidas e depois transformada em tecido de juta.

 

BM: Quem é responsável pela criação e confecção das peças?

 

CA: Somos responsáveis por todos os processos de produção das peças, desde a pesquisa meticulosa de materiais, a construção do design, a modelagem, o corte, a costura, além das fotografias, escritas, embalagens.

 

BM: Quais são os tipos de tecidos que vocês utilizam?

 

CA: Atualmente a marca não trabalha com tecidos. Trabalhamos com três tipos de malhas, entre elas a malha de alfaiataria, que é mais estruturada e nos dá base para desenvolver peças para o inverno também! As malhas dos biquínis e maiôs são da família CO2 control, um conceito de produção de malha que busca produtos mais amigáveis ao meio ambiente, e é isento de produtos tóxicos para a pele humana, conforme certificação internacional Oeko-Tex 100 Classe I.

 

 

BM: Por que escolheu a Bahia Marina para lançar a loja física?

 

CA: Na busca de novos endereços, nós primeiramente levamos em consideração trabalhar com o que já existe. Encontramos um espaço de vidro, em frente ao mar, com um pequeno jardim de fundo, além da acessibilidade, estacionamento e segurança, o ambiente tem tudo a ver com o nosso vestuário praiano.

 

_MG_1036_mini