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Let’s reduce pollution?
By Marcio Dottori
In the trace of ecological conscience we should do our part. But how?
By choosing a less pollutant engine.
“Yes, motor-boats pollutes. But it is obvious that since we don’t use our boats as much as our cars, we pollute less than drivers. However, we still have our share of guilty in the change of the planet’s climate that has been taking place lately. And there is, at least one effort that we can do to help this matter: the option of a less pollutant engine.”
Although the Brazilian legislation still does not impose more strict restrictions regarding the emission of pollutants by motor-boat, there are available in the market engines that pollutes less than average, especially among the stern engines. In the United States, they are already classifieds in four categories based on their level of pollutant emission.
The one-star category represents engines that have a 75% pollution reduction comparing to the two times (oil and fuel mix). A two-stars engine refers to those that pollute 20% less than one-star’s; three-stars should reduce 65%; and the new four-stars category, that determines a 90% pollution reduction comparing to the first category as well.
In Brazil, the stern engines are still not committed to the environment. There are those that pollute a lot just like those with small level of pollutant emission, classifieds with two or three stars. The first ones are much cheaper, but besides polluting they consume a lot more of fuel. The other ones are more expensive, but in three years of use they compensate the initials investments. They are still less noisy, which is a benefit to its users.
It may sound too little, but the simple fact of choosing less pollutants engines will already help the environment where we live at medium time. Cause if everyone does its share, the results will appear in the end.
Original at Nautica Magazine nº 223
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Tanque cheio, bolso também!
Com o preço do combustível subindo a todo instante, economizar é fundamental para o seu passeio não sair caro demais. Veja aqui o que dá para fazer, sem sofrer.
Por Otto Aquino
Colaborou Ricardo Aragão
Existem várias maneiras de economizar combustível numa lancha, mas tudo depende da sua boa vontade em colocar em prática algumas delas. Nem todas parecem, a princípio, muito eficientes. Mas basta navegar por algumas horas seguindo estas sugestões para sentir a diferença na hora de reabastecer. Uma economia mínima que seja já faz alguma diferença no bolso, pode acreditar. A melhor - e mais indicada - maneira de não gastar combustível a toa é fazendo uma manutenção preventiva dos motores e demais equipamentos mecânicos. Sim, isso pode tomar um pouco de tempo, mas os resultados serão sempre satisfatórios. E mais: os mesmos fatores que influenciam na economia também ajudam a melhorar o desempenho, diminuir a emissão de poluentes, aumentar a vida útil do motor e reduzir os custos com a própria manutenção. Afinal, evitar sempre custará mais barato do que consertar!
Quase sempre, o alto consumo está ligado a aspectos do motor, porque todos eles funcionam através da mistura de ar e combustível. Assim, qualquer inconveniente na combustão influencia diretamente o consumo. Mas há, também, outras causas e elas nem sempre são tão óbvias assim. Veja só algumas delas. |
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As dicas para poupar combustível
- Só leve para bordo o que for realmente necessário. Quanto mais leve o barco estiver, mais ele andará e, por isso, menos gastará.
- Distribua bem o peso a bordo. Sem estabilidade não há desempenho. E, sem desempenho, o consumo aumenta bastante.
- Nunca embarque mais gente que o permitido. Além de proibido, prejudica a estabilidade, aumenta o peso e, também, o consumo.
- Capotas são úteis, protegem contra o sol, mas aumentam bastante a resistência aerodinâmica do barco. Se não precisar delas, feche-as ao navegar.
- Só abasteça com a quantidade necessária, além, é claro, da margem de segurança de 1/3 a mais. Combustível demais no tanque aumenta o peso, envelhece logo e se perde.
- Evite deixar o motor funcionando a toa. Mas - atenção! - isso não quer dizer que você deva ligar e desligar o motor várias vezes, num curto espaço de tempo, porque pode danificar o motor de arranque.
- Verifique periodicamente se os hélices estão trincados, danificados ou sujos. Qualquer alteração neles aumenta diretamente o consumo. O mesmo acontece com os lemes. Se eles estiverem desalinhados, podem "frear" o barco.
- Se o barco estiver vibrando muito, os eixos que ligam o motor ao hélice podem estar desalinhados. Isto rouba desempenho e aumenta o consumo.
- Periodicamente, retire o barco da água e pese-o. Se estiver muito acima do normal, pode haver água dentro das longarinas, cavernas ou no laminado. E peso a mais, você já sabe...
- Se o barco ficar parado na água por mais de duas semanas, mergulhe para limpá-lo e remover eventuais cracas. Um casco sujo rouba cerca de 10% do desempenho e aumenta o consumo quase na mesma proporção.
- Se tiver motores de popa acima de 75 hp, troque os hélices de alumínio por outros, de aço inox, que melhoram a aceleração e diminui o consumo.
- Faça uma boa revisão no motor a cada seis meses. As peças normalmente trocadas serão velas, correias, óleo e óleo da caixa de engrenagens, além de graxa nas articulações.
- Nos motores a diesel, troque os filtros, limpe o tanque e verifique os bicos, bombas injetoras e o intercooler.
- Nos motores de centro a diesel, periodicamente, acelere até a rotação máxima por cerca de um minuto, para limpar os bicos injetores.
- Como nos automóveis, quanto mais força o motor fizer na partida, mais combustível gastará. Por isso, para chegar até a velocidade ideal, acelere suave e progressivamente a sua lancha.
- O compartimento do motor precisa ser bem ventilado para que ele não esquente muito e perca o rendimento.
- Abuse da velocidade de cruzeiro econômica, que é aquela em que é possível atingir a maior distância com um tanque cheio. Se o fabricante não fornecer este dado, confira nos testes de Náutica. Geralmente, em motores de popa, esta velocidade ocorre a cerca de 3 500 rpm.
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Combustível adulterado?
Como identificar esta bomba
Quase nunca dá para identificar um combustível adulterado a olho nu. Mas, ao ser abastecido por um combustível de má qualidade, o barco imediatamente passa a apresentar determinadas características que podem indicar que ele foi "batizado". Veja aqui algumas delas e volte para reclamar ou, nos casos mais sérios, siga direto para a oficina.
O que ele causa...
Motor engasgando e morrendo nas paradas
Potência e o torque sofrendo grande perda
Marcha lenta irregular e oscilação de rotações
Aumento no consumo de combustível
Maior dificuldade em dar a partida
Aumento considerável da fumaça
...E o que você deve fazer
Escoe todo o combustível e limpe o tanque
Troque as mangueiras e conexões de alimentação
Veja a válvula que regula a pressão da injeção
Cheque as condições da bomba de gasolina
Limpe os bicos injetores ou carburador
Troque os filtros de combustível
Fonte: Revista Náutica |
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Calendário de Eventos Náutica
Acesse o Calendário de Eventos Náuticos e fique por dentro do que está acontecendo nacionalmente e internacionalmente.
Revista Náutica - www.nautica.com.br/calendario
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Dicas para fugir do stress do enjôo a bordo
Quem é que discorda que mergulhar, seja de garrafa ou de apnéia, é uma grande terapia e um imenso prazer? Até aqui todos concordam, não é mesmo? Mas para algumas pessoas que sofrem com o enjôo a bordo de barcos, não é tão prazeroso assim. Ver um amigo passar mal a bordo a caminho para um mergulho é com certeza muito desagradável.
Você acorda, olha pela janela e vê um dia de muito sol, ideal para um mergulho ou até mesmo um passeio de barco com a família e os amigos. Um dia perfeito. A primeira coisa que pensamos ao acordar é tomar um belo café da manha, bem reforçado, com ovos, pão com manteiga, suco de laranja, leite, bolo, biscoitos, geléias, queijo, presunto e tudo mais que for indispensável aquela terrível fome que nos consome pela manha. Visto o dia longo que teremos pela frente, a idéia é se alimentar muito bem, não é mesmo? Errado!
Isso é o que muitos mergulhadores ou até pessoas que vão simplesmente passear de barco fazem, mas na verdade, estão cometendo um grande equívoco. Ao começar a navegar, começamos num balançar interminável. E esse balançar pode fazer que nossos sentidos sejam afetados. Algumas pessoas parecem nem perceber esse desconforto. Mas o efeito é bem duradouro e deve ser inibido o mais rápido possível com manobras que possam minimizar os efeitos caudados.
Estar bem alimentado não é sinônimo de encher a barriga, muito menos com alimentos gordurosos e cítricos como a manteiga e a laranja, respectivamente. Temos sim que nos alimentar, mas evitando esses alimentos que, com toda a certeza irão contribuir para um possível mal-estar na travessia ou deslocamento de barco até o ponto de mergulho. Na maioria das vezes, temos que permanecer por mais de uma hora navegando em embarcações, ao sabor da maré, lembrando que a navegação em mar aberto, em algumas regiões do Brasil, nem sempre tem condições ideais. Para algumas pessoas que não estão acostumadas, pode ser muito desconfortável.
Mareados, enjoados, são assim que se chamam os que sofrem com esse mal estar dentro dos barcos. Existem alguns meios que podem amenizar ou até em alguns casos, resolver.
Por exemplo: Evitar lugares fechados dentro da embarcação é um deles. Você deve procurar ficar em lugares com excelente ventilação. Deixe que o vento corte sua face e fixe seus olhos no horizonte ou mesmo em uma ilha a sua frente. Isso, para evitar que o balanço se torne ainda mais desconfortável. Procure na embarcação o ponto de menor pendulação e evite ao máximo ficar perto da descarga de vapores que saem pelo escapamento do barco. O cheiro forte de óleo diesel ou gasolina pode ajudar e muito a deflagrar o enjôo. Para as pessoas que já estão acostumadas e devidamente medicadas por um profissional (médico) a um determinado medicamento, aconselho a tomá-lo com uma hora de antecedência, antes de embarcar. Esses medicamentos costumam fazer efeito depois desse intervalo. É comum se sentir um tanto sonolento, visto o efeito colateral de quase todos os medicamentos indicados para esse fim. Se mesmo assim, você continuar mareado, procure ficar deitado a sombra e relaxar. Mas é importante ressaltar que os casos variam de pessoa para pessoa.
Eu aconselho a todos que sofrem de enjôo, mas não querem deixar de mergulhar a procurar uma ajuda maior, ou seja, um médico para indicar medicamentos que possam minimizar esse desconforto e mal estar.
Lembre-se que não devemos nunca tomar nenhum medicamento, por menor que seja o efeito, sem o acompanhamento de um médico. Consulte o seu!
Espero que essas dicas possam ajudar a melhorar os fantásticos mergulhos que estão por vir.
Bons mergulhos!
Paulo de Tharso
Instrutor Trainer PDIC
Colunista da Revista Mergulho On Line
Colaborador das Revistas Mergulho e Náutica
Gerente de mergulho da Tripping Viagens
Apoio Aqualung
Fonte: Site Revista Náutica
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Como Limpar Corretamente seu Barco
Na casa de máquinas, você sabe, não pode entrar água. O melhor é usar um pano úmido e um pincel para limpar as partes mais difíceis. Nas partes de metal, depois de passar o pano com água, passe um pouco de vaselina liquida para dar brilho e durabilidade, mas só um pouco.
A cozinha, os quartos e a sala são os únicos lugares onde se pode usar os mesmos produtos de limpeza utilizados em uma casa. De preferência a produtos que não tenham cheiro muito forte (para não impregnar o barco) e que sejam biodegradáveis.
Sal azedo, só na madeira. E ainda assim, diluído em água. Apesar de ser um produto biodegradável não é neutro.
As famosas esponjas coloridas de dupla face (verde de um lado e amarelo do outro) não podem ser usadas no barco. Apesar da aparência inofensiva, são abrasivas. Quer dizer, além de limpar, deixam o gel coat todo riscado.
Palha de aço também não pode entrar no barco. Ao limpar metais, deixam pequenos pedaços de palha que, com o tempo, enferrujam.
Nunca utilize produtos abrasivos e químicos. Ainda que jogue bastante água para retirar o excesso, sempre sobra um resíduo que penetra no gel coat.
Não use detergentes comuns. Alem de serem abrasivos, ele não podem ser diluídos em água nem removem a sujeira.
Sabão em pó limpa, mas os resíduos que ficam no gel coat queimam com o sol e tiram todo o brilho.
Nas superfícies de fibra de vidro utilize detergente neutro ou xampu especial para barcos com cera de carnaúba, ao invés de silicone.
Só use sabão em pó para eliminar manchas de óleo e piche abaixo da linha d´água, quando elas não saírem com produtos menos agressivos.
Durante a limpeza, mantenha o barco protegido do sol e retire o sabão imediatamente, para que não fique nenhum resíduo na fibra.
Na hora de retirar resíduos de gordura e maresia das madeiras e superfícies envernizadas da cabine, borrife água misturada com uma pequena quantidade de vinagre. Depois, limpe com um pano seco e lustre com óleo de peroba.
Para evitar corrosão nas peças de alumínio, faça a limpeza em dois tempos: primeiro lave com sabão neutro; depois de seco, aplique vaselina em toda a superfície.
Os equipamentos de aço inox devem ser tratados com produtos fosfatizantes, que combatem a ferrugem. Um deles é o Fer.li.com. Aplique-o com um pincel. Depois, lavem bem a peça. Como proteção final, use produtos especiais para dar brilho em metais (Silvo, por exemplo), nunca utilize vaselina, que deixa o aço gorduroso.
Fonte: Revista Offshore
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Conheça um pouco da Bahia visitando os sites:
Bahiatursa - Órgao oficial de Turismo da Bahia - www.bahiatursa.ba.gov.br
Emtursa - Empresa de turismo de Salvador - www.emtursa.com.br
Ibahia - Portal sobre a Bahia - www.ibahia.com.br
Jornal A Tarde - O principal jornal da Bahia - www.atarde.com.br
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Roteiro dos "Imperdíveis":
Por Terra
Solar do Unhão / Museu de Arte Moderna / Parque das Esculturas
Instalado desde 1969 no Solar do Unhão, famoso conjunto arquitetônico do século XVI. O Museu de Arte Moderna possui representativo acervo de arte contemporânea. A partir de 1996, com a inauguração do Parque das Esculturas, passou a contar também com um rico acervo de esculturas expostas ao ar livre.
Endereço: Av. Contorno, s/n - Comércio ( vizinho a Bahia Marina).
Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Construída no século XVII, com blocos maciços que vieram numerados de Portugal. As peças custaram tanto a chegar que foram necessárias três gerações para conclusão da obra.
Endereço: Rua da Conceição da Praia, s/n - Comércio.
Mercado Modelo
Centro de compras de artesanato, arte popular e apresentações de rodas de capoeira. Construído 1861 e restaurado em 1984, após um incêndio que quase o destruiu totalmente. Possui cerca de 300 barracas que comercializam redes, rendas de bilro, instrumentos musicais típicos, como o berimbau, trabalhos em palha, prata, couro, pinturas, cerâmicas e comidas típicas.
Endereço: Rua Visconde de Cayrú, s/n - Comércio
Elevador Lacerda
Um dos cartões postais mais famosos de Salvador. Construído em 1861 pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda, tem 72 metros de altura e interliga a Cidade Alta a Cidade Baixa. Transporta cerca de 28 mil pessoas por dia. O mirante superior tem uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
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Incêndio é fogo
A mautenção do barco diminui as chances de haver incêndio a bordo.
Em Abril de 1998, o guitarrista da banda de rock Rolling Stones que estava com a família e convidados, levou um susto quando a lancha, enquanto passeava por Angra dos Reis (RJ), começou a pegar fogo depois de um curto-circuito. Os passageiros foram socorridos pelo barco dos jornalistas que os acompanhavam e ninguém se feriu.
A melhor maneira de evitar esse tipo de surpresa é examinar periodicamente o estado da instalação do barco.
Nunca troque um fusível queimado por outro que suporta corrente elétrica mais forte ou por um fio. Depois de reparar o defeito, substitua o fusível por outro igual.
As baterias também devem ser mantidas em bom estado. Verifique se os cabos não soltam centelhas e se ela está firme.
Procure sinais de vazamento de combustível nas mangueiras, conexões e não deixe qualquer tipo de material inflamável perto do porão, casa de máquinas e instalação elétrica.
Se for preciso levar combustível extra para uma viagem longa, mantenha-o em um reservatório bem fechado e longe de motores e circuitos elétricos.
Nunca fume nem acenda isqueiros ou lampiões quando estiver abastecendo.
Caso transborde o tanque de combustível, limpe-o imediatamente antes de dar a partida.
Não esqueça de deixar a casa de máquinas sempre limpa e arejada.
Para evitar uma explosão, os motores de centro e centro-rabeta, devem ter exaustores, eles eliminam os vapores do combustível. Antes de dar partida, deixe os exaustores ligados alguns minutos e abra a tampa da casa de máquinas para melhorar a ventilação.
O botijão de gás deve ficar fora da cozinha, num lugar arejado. A mangueira e a válvula devem ser verificadas a procura de vazamento.
Substitua os extintores de incêndio no prazo indicado e recarregue-o imediatamente depois de usá-lo. Você não sabe quando vai precisar dele novamente.
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Extintores obrigatórios no barco |
Existência da Norma 03, versão 2000, editada pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC) |
Tipo de Barco |
Comprimento |
Quantidade e tipo de extintor |
A vela |
Menor que 5 m |
Dispensado |
A motor |
Menor que 5 m |
1 de 1 kg de pó químico |
A motor/vela |
De 5 a 11,99 m |
1 de 1 kg de pó químico |
A motor vela |
De 12 a 23,99 m |
3 de 4 kg de pó químico |
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Classe do fogo |
Material |
Tipo de extintor |
A |
Combustível Madeira, papel,
Estopa, cabo, Tecido, vela,
Borracha |
Água, CO2, espuma |
B |
Líquido inflamável
(combustível, óleo, graxa, solvente, tinta) |
CO2, pó químico, espuma
(a água pode espalhar o fogo) |
C |
Equipamento elétrico |
CO2, pó químico
(só use água em circuitos de Baixa voltagem - 12 ou 24 V) |
D |
Metal combustível
(magnésio, sódio, titênio, Potássio, alumínio) |
Pó químico |
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